domingo, 23 de dezembro de 2018

PASEC PELO 4º ANO CONSECUTIVO PROJETO INSPIRADOR DA UNIÃO EUROPEIA


DSC 0095

A PASEC é a única organização portuguesa considerada quatro vezes consecutivas projeto inspirador da União Europeia através do Programa Erasmus +. O galardão foi atribuído em Cascais, no passado dia 15 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego na presença dos Secretários de Estado do Desporto e Juventude e do Ensino Superior. A atribuição dos galardões em cascais prende-se com o facto de Cascais ser Capital Europeia da Juventude em 2018.

Inicialmente foi passado um vídeo da ação da PASEC no domínio da Pedagogia Participativa Simbólica, modelo de ação e formação da PASEC premiado, também denominado como Simbologia Grupal. Depois das intervenções das principais autoridades presentes, seguiu-se então a atribuição dos prémios. À PASEC coube ao Diretor da Agência Erasmus + Juventude em Ação, Luís Alves, a entrega da distinção.

Em concreto o prémio deste ano premeia a Simbologia Grupal aplicada no método de ensino tradicional através do projeto Method. O Method pretende a partir dos atuais modelos de inclusão inteligente propor um novo modelo de formação assente na Educação Não Formal, na Pedagogia Participativa e na Educação de Pares (também denominada Tutoria de Pares) que permita dar resposta direta a jovens NEET ou jovens vitimas de sucessiva retenções, possibilitando a estes a conclusão do seu percurso académico ou o acesso a uma habilitação própria, seja o nível profissional ou vocacional.

Por outro lado, o modelo proposto é orientado para o processo pedagógico, permitindo a sua aplicação no imediato, sem que sejam necessárias alterações de caráter administrativo, formal ou legislativo no seio das escolas ou legislação existente. O projeto pretende demonstrar que é possível, partindo de uma equipa multidisciplinar onde os técnicos de juventude desempenham um papel central, articular numa mesma oferta educativa um programa curricular que baseia a sua prática num modelo pedagógico assente nas sinergias entre a Educação Formal e Educação Não Formal, com a Pedagogia Participativa e Educação de Pares como pano de fundo, complementada por atividades de mobilidade, projetos de associativismo juvenil e voluntariado e em constante interação com o meio e com a comunidade. 

Nenhum comentário: